Enviado para você por Lucas Santos através do Google Reader:
Ontem, em primeira mão, logo após o anúncio de Mark Zuckerberg na Technocrunch50, publiquei o post de que o Facebook havia começado a operar no azul, após otimização dos seus custos operacionais e evidente sucesso de seu modelo de negócios.
Hoje vários veículos publicaram a notícia, mas a melhor análise que vi até o momento veio do The Guardian, que iniciou sua matéria com a pergunta-chave que, com as devidas adaptações, replico neste título: “Como exatamente o Facebook está ganhando dinheiro?”
Uma nota de hoje cedo no Blue Bus, tendo a Veja como fonte, falou do modelo diferenciado de negócios do Facebook, citando o fato de o mesmo não veicular banners e enfatizando a venda de produtos virtuais. Mas o modelo de negócios do FB não se resume a isso. Como afirmei ontem, como um dos motivos do serviço ter alcançado a rentabilidade, os anúncios segmentados e distribuídos contextualmente tiveram enorme importância. Não são banners, mas são elementos publicitários que receberam boa parte do bolo publicitário distribuído nas redes sociais este ano.
A matéria do The Guardian mostra os três vértices do modelo de negócios do Facebook. Aproveito para citá-los, com algumas considerações:
Adicionalmente, segundo o The Guardian, o Facebook está desenvolvendo um sistema de micropagamentos que permitirá a ele receber uma fatia sobre qualquer transação financeira ocorrida dentro dos aplicativos sociais no site (mesmo os de terceiros). Sem dúvida, há um modelo de negócios bem eficaz por trás destes resultados todos.
Compartilhe este post ou envie para alguém:
Coisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no Tempos Modernos usando o Google Reader
- Comece a usar o Google Reader para manter-se facilmente atualizado com todos os seus sites favoritos
Nenhum comentário:
Postar um comentário