quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Steve Jobs is back - Veja lançamentos da Apple da hoje!

Enviado para você por Lucas Santos através do Google Reader:


SteveJobs

O evento da Apple começou há pouco com Steve Jobs no palco. O público foi ao delírio, aplausos prologandos de vários minutos. 

"Eu estou muito feliz de estar aqui hoje. Como alguns de vocês devem saber, eu fiz recentemente um transplante de fígado. Eu estou muito grato ao jovem de 20 anos que teve a generosidade de me doar o seu fígado." O jovem morreu em um acidente de trânsito.

Alguns números da Apple:

- Em pouco mais de 2 anos a Apple vendeu mais de 30 milhões de iPhone. 

- + de 75 mil aplicativos para iPhone estão disponíves na iTunes. 

- Mais de 1.8 bilhões de download de aplicativos já foram feitos. 

- Uma novidade: a iTunes oferece mais de 30 mil ringtones na loja.

- 8.5 bilhões de músicas já foram comercializadas pela itunes. FANTÁSTICO! 

(Quando a iTunes surgiu a Napster dominava. Antes mesmo da indústria da música cortar as asinhas da Napster, a Apple lançou a iTunes e começou a ganhar dinheiro com algo que aparentemente tinha sido conquistado pelos piratas: a indústria da música). 

- A iTunes tem mais de 100 milhões de clientes cadastrados. ANIMAL!!!

(VENCE QUEM TIVER RELACIONAMENTO DIRETO COM OS CLIENTES! Aquele que terceiriza a EVANGELIZAÇÃO dos seus produtos e serviços para revendedores, varejistas, consultores etc tem um problemaço para resolver). 

Jobs anunciou esses números porque está fazendo agora uma demonstração da iTunes 9.

A iTunes 9 ganhou várias facilidades. Vamos ver...

(Finalmente! Eu particularmente acho a interface da iTunes um LIXO! Nem parece um software da Apple. Tá longe de ser bacana. Espero que a versão que Jobs está demonstrando nesse momento seja realmente superior as versões anteriores)

Itunes9

A demo da itunes 9 foi chata. A Apple redesenhou a interface, amarrou com as redes sociais, BUT, acho que melhorou muito pouco. 

Agora é hora dos iPods...

Ipod

O iPod que mais vende no mundo é o iPod Touch. A Apple já vendeu mais de 20 milhões de iPod Touchs desde que foi lançado há pouco mais de dois anos atrás. 

Ipod1

Enquanto a Apple vai vendendo o peixe do iTouch, blá blá blá. Os blogueiros metralham seus notes.

Ipod3

A Apple está mostrando o iTouch como se fosse o CANIVETE SUIÇO DO SÉCULO 21. Excelente para gamers e excelente para profissionais. 

Ipod4

É possível posicionar um produto como EXCELENTE para gamers e profissionais? Bem, o Philip Kotler deve estar se revirando em seu sofá marketeiro, mas, talvez, a Apple possa, e consiga. 

Talvez as necessidades da pessoa física estejam se convergindo com as necessidades da pessoa jurídica. Será?

(A presentation agora descanbou para uma série de demo de joguinhos sofisticados para iTouch. Boring...)

Depois das demos, Phil volta ao palco para posicionar o iTouch : "A mais acessível porta de entrada para a Apple Store"

BACANA! 

iPod, iTouch, iPhone, TUDO LEGAL, mas a Apple deixa claro que são apenas chaves que você precisa ter para entrar na NUVEM, na tal da CLOUD COMPUTING.

Preço do iTouch nos EUA = 199 doletas pelo modelo de 8 gigas.

Preço Brasil = coloca um zero a direita... e você tem algo como 1.990,00. Dureza... 

Outros modelos disponíveis, iTouch de 32 gigas = 299 dólares, 64 gigas = 399 dólares. 

64 gigas no seu bolso!!!! 

Pouco?

Então leve para casa o iPod Classic com 160 gigas por 249 doletas. 

Agora é a vez do Shuffle...

Shuffle

(E o estilo Apple de fazer presentations continua o mesmo. Grandes imagens no fundo, poucas palavras, demo de produtos, diferentes apresentadores, diálogos entre eles)

Novidades no Shuffle, modelos de 2 gigas coloridos por 59 dólares, 79 dólares por um modelo de 4 gigas, e um modelo especial de aço polido por 99 dólares. 

Shuffle1

E Steve Jobs volta ao palco... e o iPhone?

Não...vem ai a filmadora da Apple...

Nano

A Apple vendeu mais de 100 milhões de iPods Nano, o que faz do Nano o mais popular tocador de música do mundo 

E por isso... a melhor plataforma para transformá-lo em uma filmadora portátil...

Nanoflip1

Por que a Apple está transformando o seu mais popular tocador de música em uma filmadora?

Porque o mercado de vídeos está bombando lá fora. 

Porque o mercado de vídeo já é uma realidade lá fora e o líder de mercado nesse segmento será destruído por uma multinacional. 

Do que eu estou falando?

Faz alguns anos que a filmadora portátil mais vendida nos EUA chama-se FLIP. A FLIP é uma filmadora simples, compacta, sem firulas, criada por uma pequena empresa agressiva, que chegou comendo pelas beiradas, tirando o mercado da Sony etc, e em alguns anos se transformou em um ícone de consumo americano. 

Infelizmente, a FLIP nunca chegou a ser comercializada no Brasil. Por algum motivo, os milhares de brasileiros que vão todos os anos para os EUA não perceberam a FLIP nas lojas americanas, ou perceberam, mas acharam a FLIP muito "chumbrega" para fazer filmes decentes. 

A FLIP é um típico caso de uma pequena empresa inovadora que inventou um produto quebra tudo, criou um mercado praticamente sozinha, e quando precisava de dinheiro para expandir, se vendeu para uma grande multinacional. Faz pouco mais de um ano que a FLIP foi comprada pela Cisco. 

A Apple, sabendo da incapacidade da Cisco em fazer um trabalho inovador no mercado de varejo, está lançando o iPod Nano para pegar o vácuo que vai ficar quando a politicagem da Cisco atrapalhar os planos inovadores da FLIP. 

Eu sei da FLIP há anos. Em 2004 quando abordamos os caras para trazer a FLIP para o Brasil, os fundadores se recusaram porque não conseguiam dar demanda do mercado americano. Em 2007, quando voltamos a carga, eles falaram que já estavam em conversação com a Cisco. Em 2008, quando a FLIP passou a ser Cisco, a coisa parou de vez. Os caras da Cisco que conversamos sobre FLIP não entendiam nada do mercado da FLIP e por isso não conseguiam (e ainda não conseguem) tomar nenhuma decisão sobre o produto. 

Enquanto isso, a Apple mexe no tabuleiro, muda as regras do jogo, e aproveita do descuido da FLIP/Cisco para arrebentar no mercado de vídeo portátil. Tá nascendo um GIGANTE. 

Mais uma vez a Apple vai se aproveitar de um mercado inventado por outros para conquistá-lo com DESIGN, SOFTWARE (iTunes) e CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO (Lojas Apple). 

A Apple não inventou o MP3, quem inventou comercialmente foi a Rio e a Creative Labs, mas ambas não entenderam o que tinham na mão. A Apple não inventou o SmartPhone, mas, bye bye everybody, o mundo é do iPhone. A Apple não inventou a filmadora portátil, MAS, a Apple entende de CLOUD COMPUTING (a seu modo) mais do que ninguém, e está bem posicionada para arrebentar nos vídeos. 

A imagem abaixo mostra justamente Steve Jobs comparando a espessura do Nano com a espessura da FLIP. 

Nanoflip

Nanoflip2

Enquanto isso... no quartel general da Cisco...em alguma torre de mármore em alguma cidade grande... alguns engravatados estão fazendo suas planilhas sem qualquer entendimento de FLIP, NanoFlip etc. 

Nanoflip3

É assim que se mata um produto FANTÁSTICO... você dá para uma grande multinacional que não entende nada do assunto e deixa eles se estreparem sozinhos. 

Enquanto isso, em uma das 1.500 Apple Stores espalhadas pelo mundo, os 50 mil vendedores treinados e fanáticos por Apple estão metralhando e EVANGELIZANDO o novíssimo iPod NanoFlip nesse exato momento para as mais de 3 milhões de pessoas que visitam as lojas da Apple DI-A-RI-A-MEN-TE. 

FIM DO EVENTO. Como eu falei, NASCEU um gigante. Em 2 anos, a Apple vai DOMINAR completamente o mercado de filmadoras portáteis. 


Coisas que você pode fazer a partir daqui:

Posted via email from Blog do Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário