Microsoft t e o Yahoo finalmente anunciaram a parceria na área de publicidade e busca que já vinham ensaiando havia três anos. O que isso significa para o mercado?
O YAHOO DESISTIU DE BUSCAS: com um acordo que dá acesso à Microsoft às tecnologias de busca do Yahoo e que estabelece o Bing como o principal buscador do Yahoo, não há como negar que a data de hoje marca a saída estratégica pela esquerda do Yahoo do mercado de buscas. Sim, a empresa ainda vai faturar com as buscas feitas em seus sites, mas ela abriu mão de inovar nessa área e de ser a maior empresa nessa área. Com o quase monopólio do Google, o bom desempenho do Bing e a falta de capital necessário para melhorar sua própria ferramenta, o Yahoo parece ter tomado uma boa decisão.
O GOOGLE CONTINUA DOMINANTE: juntas, as duas empresas terão cerca de 28% do mercado de buscas. O resto é praticamente todo do Google. Mesmo unidas, Microsoft e Yahoo não representam metade do que o Google tem. Por um lado, isso facilita que o acordo seja aprovado pelas entidades regulatórias americanas. Por outro, não faz nem cosquinha no Google - por agora.
A MICROSOFT DESPONTA COMO REAL CONCORRENTE: mesmo com o Bing, a Microsoft ainda tinha só 8% do mercado. O novo buscador estava ganhando participação, é verdade, mas levaria muito tempo para chegar nos 28% estabelecidos pelo acordo. Com isso, a Microsoft dá um salto de anos em um dia e desponta como uma real concorrente do Google. Com um buscador elogiado que será melhorado ao longo dos próximos dez anos com as tecnologias do Yahoo, o futuro parece interessante para a companhia de Bill Gates.
CAROL BARTZ É O CARA: a nova CEO do Yahoo (na foto com Steve Ballmer, presidente da Microsoft) chegou em janeiro com a missão de sacudir a empresa. E cumpriu a promessa. Reestruturou o quadro de executivos, demitiu funcionários, reorganizou a empresa e fez um dos acordos mais importantes para o futuro da companhia. Nele, o Yahoo fatura US$ 500 milhões e economiza mais US$ 200 milhões, o que dá um saldo positivo de US$ 700 milhões. No final, a empresa terá US$ 275 milhões a mais em caixa por ano. Vale lembrar ainda que o acordo entre Microsoft e Yahoo afundou no ano passado pela resistência do CEO anterior, Jerry Yang. Carol não só o substituiu como tomou todas as decisões as quais ele resistia. Já deixou sua marca na empresa.
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