A pesquisa não é nova: foi realizada em meados do ano passado, mas só chegou agora até nós (coisas da internet) e com certeza não ficou desatualizada desde então. Realizada pela Escola de Negócios Fuqua da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e pela Universidade de Waterloo, no Canadá, ela mostrou que pessoas expostas subliminarmente à marca da Apple registraram pontuações de 20 a 30 por cento superiores àquelas expostas, por exemplo, à da IBM.
De acordo com Gavin Fitzsimons, professor de marketing e psicologia da instituição, o estudo envolveu uma exposição de marcas praticamente imperceptível (cerca de 30 milissegundos) — bem diferente de quando somos expostos diretamente a centenas ou milhares de marcas todos os dias no nosso dia-a-dia.
Assista ao vídeo (em inglês):
Clique aqui para assistir ao vídeo incorporado.
Talvez o “Pense diferente” (“Think different”) fosse mais do que um simples slogan… ;-) E Gavin garante que nem a Apple nem nenhuma das outras empresas pesquisadas patrocinaram ou sequer foram contatadas acerca da pesquisa. Interessante. :-D
[Dica do Pedro Pimentel, obrigado!]
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