Interessante vídeo publicado no Social Media Blog, de Erik Qualman, autor de Socialnomics, traz alguns dados muito interessantes sobre as transformações em curso no cotidiano e na economia, sobretudo em relação ao comportamento, ao consumo de mídia e publicidade. Assuntos que dizem respeito a nós, comunicadores. O autor chega a propor que as mídias sociais talvez sejam a maior guinada na forma como nos comunicamos e na economia desde a Revolução Industrial.
Alguns fatos que destaco de lá, com algumas interpretações minhas. O vídeo segue ao final:
- O uso de mídias sociais é hoje a principal atividade na Web. Ultrapassou a pornografia.
- De cada 8 casamentos nos EUA ano passado, 1 dos casais se conheceu em alguma rede social.
- Se o Facebook fosse um país, seria o quarto maior do Mundo.
- 80% das grandes empresas utilizam o Linkedin para achar funcionários e identificar especialistas.
- Sua mãe e sua avó estão aderindo às redes sociais. O segmento de usuários que mais cresce no Facebook nos EUA é o de senhoras entre 55 e 65 anos. Rede social não é só para gente jovem, como se acredita.
- 80% do uso do Twitter se dá através de aplicativos rodando em dispositivos móveis. Apenas parcela pequena usa o site para postar. Escreverei um post aqui futuramente sobre como a portabilidade ajudou o Twitter a se tornar o que é hoje.
- A facilidade de atualização do Twitter, em qualquer lugar, traz outra preocupação às empresas: uma experiência negativa de atendimento pode ser divulgada imediatamente a toda uma rede de contatos.
- O Youtube é o segundo maior motor de busca do Mundo. Engraçado que o vídeo nem precisa dizer quem é o primeiro.
- Estudos indicam que a Wikipedia é mais precisa que a Encyclopedia Britannica. A Inteligência Coletiva e a Colaboração no Conteúdo ajudam a refinar as informações, criticar conteúdos, remover discrepâncias. Apenas um quinto do conteúdo da Wikipedia é em inglês.
- Existem mais de 200 milhões de blogs. 108 milhões de blogueiros postam conteúdo ou tuitam diariamente. 34% dos blogueiros costumam postar opiniões sobre marcas e produtos.
- Sobre inteligência coletiva e colaboração, a tradução de todo o Facebook, do Inglês para o Espanhol, foi realizado por usuários, através de um Wiki. Foi concluída em menos de um mês e não custou um centavo à empresa.
- Conteúdo criado pelos usuários responde por 25% dos resultados de busca sobre as 20 maiores marcas. Lembram do último post? Pois é. Você, empresa, não é mais dono da informação a seu respeito nem mais a única fonte.
- 78% dos consumidores confiam mais nas recomendações de seus contatos nas redes sociais sobre os produtos do que nas recomendações do Google. Apenas 14% acreditam em Publicidade.
- 25% dos norte-americanos assistiram a algum vídeo no celular, no último mês.
- Não procuramos mais as notícias. As notícias nos acham. No futuro, o mesmo deve acontecer com produtos e serviços.
- A mídia social não quer publicidade tradicional. Ela foge dela. Quer experiências que agreguem múltiplos conteúdos e que engajem.
Agora, veja o vídeo e tire, também suas conclusões. Muitos pontos interessantes:
Popout
Agradecimento à Rosana Fortes, que compartilhou este vídeo no Facebook.
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