sábado, 15 de agosto de 2009

Mídia Social é moda passageira? Pense de novo!

 

Interessante vídeo publicado no Social Media Blog, de Erik Qualman, autor de Socialnomics, traz alguns dados muito interessantes sobre as transformações em curso no cotidiano e na economia, sobretudo em relação ao comportamento, ao consumo de mídia e publicidade. Assuntos que dizem respeito a nós, comunicadores. O autor chega a propor que as mídias sociais talvez sejam a maior guinada na forma como nos comunicamos e na economia desde a Revolução Industrial.

 

Alguns fatos que destaco de lá, com algumas interpretações minhas. O vídeo segue ao final:

 

  • O uso de mídias sociais é hoje a principal atividade na Web. Ultrapassou a pornografia.
  • De cada 8 casamentos nos EUA ano passado, 1 dos casais se conheceu em alguma rede social.
  • Se o Facebook fosse um país, seria o quarto maior do Mundo.
  • 80% das grandes empresas utilizam o Linkedin para achar funcionários e identificar especialistas.
  • Sua mãe e sua avó estão aderindo às redes sociais. O segmento de usuários que mais cresce no Facebook nos EUA é o de senhoras entre 55 e 65 anos. Rede social não é só para gente jovem, como se acredita.
  • 80% do uso do Twitter se dá através de aplicativos rodando em dispositivos móveis. Apenas parcela pequena usa o site para postar. Escreverei um post aqui futuramente sobre como a portabilidade ajudou o Twitter a se tornar o que é hoje.
  • A facilidade de atualização do Twitter, em qualquer lugar, traz outra preocupação às empresas: uma experiência negativa de atendimento pode ser divulgada imediatamente a toda uma rede de contatos.
  • O Youtube é o segundo maior motor de busca do Mundo. Engraçado que o vídeo nem precisa dizer quem é o primeiro.
  • Estudos indicam que a Wikipedia é mais precisa que a Encyclopedia Britannica. A Inteligência Coletiva e a Colaboração no Conteúdo ajudam a refinar as informações, criticar conteúdos, remover discrepâncias. Apenas um quinto do conteúdo da Wikipedia é em inglês.
  • Existem mais de 200 milhões de blogs. 108 milhões de blogueiros postam conteúdo ou tuitam diariamente. 34% dos blogueiros costumam postar opiniões sobre marcas e produtos.
  • Sobre inteligência coletiva e colaboração, a tradução de todo o Facebook, do Inglês para o Espanhol, foi realizado por usuários, através de um Wiki. Foi concluída em menos de um mês e não custou um centavo à empresa.
  • Conteúdo criado pelos usuários responde por 25% dos resultados de busca sobre as 20 maiores marcas. Lembram do último post? Pois é. Você, empresa, não é mais dono da informação a seu respeito nem mais a única fonte.
  • 78% dos consumidores confiam mais nas recomendações de seus contatos nas redes sociais sobre os produtos do que nas recomendações do Google. Apenas 14% acreditam em Publicidade.
  • 25% dos norte-americanos assistiram a algum vídeo no celular, no último mês.
  • Não procuramos mais as notícias. As notícias nos acham. No futuro, o mesmo deve acontecer com produtos e serviços.
  • A mídia social não quer publicidade tradicional. Ela foge dela. Quer experiências que agreguem múltiplos conteúdos e que engajem.

 

Agora, veja o vídeo e tire, também suas conclusões. Muitos pontos interessantes:

 

Popout

 

Agradecimento à Rosana Fortes, que compartilhou este vídeo no Facebook.

Posted via web from Blog do Lucas

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