terça-feira, 11 de agosto de 2009

Por que o Brasil não gosta de brasileiro bem sucedido?

vitor.jpg

O nome dele é Vitor Lourenço, paulista de 21 anos responsável pelo design da interface do Twitter. Ele é completamente desconhecido em terra brasilis mas um astro lá fora. 

Por que isso acontece? 

Por que o Brasil não dá espaço para brasileiros que são bem sucedidos lá fora?

Esse é um troço tão importante que dá vontade de criar uma revista, um site, uma comunidade, sei lá, apenas para contar a história de brasileiros mundialmente admirados mas totalmente renegados na sua pátria natal. 

Por que demora tanto para o Brasil descobrir o que o mundo já descobriu?

A resposta é: o Brasil é um país ultra conversador que expele qualquer maluco diferente avançado arrojado doido que quer fazer diferente. 

Vitor se auto-entitula "User Experience Designer" e não "Web Designer". Uma denominação que provavelmente assusta a brasilândia que ao ouvir o cara se classificar como tal o considera arrogante petulante etc."O que um moleque de 21 anos tem na cabeça para se achar "user experience designer"??"

"Existe grandes designers brasileiros fazendo um excelente trabalho ao redor do mundo - infelizmente a cena de web design no Brasil não é muito boa, então muitas pessoas tendem a deixar o país em favor de melhores oportunidades na América e Europa." Vitor Lourenço, em entrevista para o site Designers Couch em 26 de Julho de 2009

Meses atrás eu publiquei aqui a lista das revistas de negócios que eu leio. Alguns brazucas desceram o pau dizendo que era petulante por ler apenas revistas gringas. Outros disseram que eu era mauricinho porque comprava revistas gringas. O que esses idiotas não sabem é que revista gringa custa 10x menos e é 2000x melhor que as revistas da editora abril e globo que circulam em terra brasilis. 

O bairrismo medíocre de muitos brasileiros me dá nojo. Esse tipo de mentalidade mantem o atraso brasileiro e despediça o talento de jovens como Vitor que querem fazer e acontecer em um país de coronéis e gente obtusa. 

Jovem, com uma profunda vontade de vencer na vida, tenha em mente uma coisa: O SEU MERCADO É O MUNDO e não o brazil. EXPORTAÇÃO é o nome do jogo. VIAJAR é a melhor coisa da vida (depois daquela que todos sabem qual é). SER FLUENTE EM INGLÊS, MANDARIM, ALEMÃO, ESPANHOL ou FRANÇÊS é mais importante do que ter MBA no Ibmec ou outras faculdades medíocres que pipocam por aí. 

Venda-se para o mundo. Mire o mundo e não o reconhecimento da rede bobo, dos professores da sua escola, ou dos concorrentes brasileiros. 

"Qual conselho eu dou para os jovens designers que estão brigando por um espaço? Não espere pelo melhor projeto ou pelo cliente ideal. Crie alguma coisa agora mesmo". Vitor.

Posted via web from Blog do Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário