quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Como o Facebook está ganhando dinheiro?

Enviado para você por Lucas Santos através do Google Reader:

via Tempos Modernos de Gabriel Ramalho em 16/09/09

Ontem, em primeira mão, logo após o anúncio de Mark Zuckerberg na Technocrunch50, publiquei o post de que o Facebook havia começado a operar no azul, após otimização dos seus custos operacionais e evidente sucesso de seu modelo de negócios.

 

Hoje vários veículos publicaram a notícia, mas a melhor análise que vi até o momento veio do The Guardian, que iniciou sua matéria com a pergunta-chave que, com as devidas adaptações, replico neste título: “Como exatamente o Facebook está ganhando dinheiro?”

 

Uma nota de hoje cedo no Blue Bus, tendo a Veja como fonte, falou do modelo diferenciado de negócios do Facebook, citando o fato de o mesmo não veicular banners e enfatizando a venda de produtos virtuais. Mas o modelo de negócios do FB não se resume a isso. Como afirmei ontem, como um dos motivos do serviço ter alcançado a rentabilidade, os anúncios segmentados e distribuídos contextualmente tiveram enorme importância. Não são banners, mas são elementos publicitários que receberam boa parte do bolo publicitário distribuído nas redes sociais este ano.

 

A matéria do The Guardian mostra os três vértices do modelo de negócios do Facebook. Aproveito para citá-los, com algumas considerações:

 

  • Segmentação de publicidade: O serviço de entrega de anúncios permite aos compradores de mídia definir seu público-alvo com riqueza de segmentação, o que tem atraído mesmo grandes anunciantes.

  • Facilidade de compra de anúncios: O serviço de aquisição de espaços publicitários é tão simples que qualquer usuário consegue comprar espaços para veiculação de suas campanhas, com custo por clique mínimo na casa de apenas 1 dólar. Some-se a isso a visualização por parte dos que não clicam e têm-se uma audiência com custo-por-mil bem inferior ao valor cobrado pelos portais. E isso com possibilidade de segmentação.

  • Presentes e produtos virtuais: Por mais que isso soe maluco aos ouvidos de muita gente, o comércio de produtos virtuais, dentro das circunstânceas certas, tem se mostrado bastante rentável. Usuários compram produtos que só existem virtualmente para presentear seus contatos.
  •  

    Adicionalmente, segundo o The Guardian, o Facebook está desenvolvendo um sistema de micropagamentos que permitirá a ele receber uma fatia sobre qualquer transação financeira ocorrida dentro dos aplicativos sociais no site (mesmo os de terceiros). Sem dúvida, há um modelo de negócios bem eficaz por trás destes resultados todos.

     

    Compartilhe este post ou envie para alguém: Print this article! E-mail this story to a friend! Twitter RSS del.icio.us Digg Reddit LinkedIn Facebook FriendFeed Netvibes Google Bookmarks Yahoo! Bookmarks Live Rec6


    Coisas que você pode fazer a partir daqui:

    Posted via email from Blog do Lucas

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário