quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Twitter e direção não combinam!!!

Enviado para você por Lucas Santos através do Google Reader:

via Tiago Dória Weblog de Tiago Doria em 03/09/09

textingpqUma discussão, que começou a pegar fogo lá fora nesta semana, reflete muito sobre aqueles efeitos de uma tecnologia que, inicialmente, poucos “visionários e gurus” imaginaram.

Nesta semana, senadores americanos começaram a se movimentar para aumentar a proibição ao ato de digitar mensagens no celular e dirigir ao mesmo tempo. A intenção é ir além dos 14 Estados que já punem essa atitude, bem comum entre os mais jovens.

O assunto ganha mais volume por causa do crescimento do Twitter, que tem como base a sua utilização no celular, além do aumento da frequência de acidentes casuados pelo fato do motorista estar digitando mensagens durante a colisão. Para completar, uma recente pesquisa mostra que 80% dos americanos são a favor de leis contra o ato de digitar mensagens enquanto uma pessoa está ao volante.

Na semana passada, a polícia britânica divulgou um “vídeo educativo” sobre os problemas dessa atitude. Por conter diversas cenas fortes de simulação de acidentes, o vídeo foi considerado inicialmente como “hoax“, mas depois o mesmo foi confirmado como verdadeiro.

Para a polícia, a campanha é importante, pois, falar ao telefone ou digitar mensagens enquanto dirige é mais perigoso que dirigir bêbado. A polícia fala isso com base num estudo recente.

De olho nesse problema de uso de uma tecnologia, estão surgindo diversos aplicativos, voltados para bloquear o uso do celular enquanto você dirige. O Zoomsafer é nessa linha. Envia diversas respostas automáticas a emails e SMSs e mensagens no Twitter, avisando que você está dirigindo e que, mais tarde, responderá às mensagens. Por sua vez, o Textecution bloqueia todos os recursos de envio e recebimento de mensagens quando você atinge certa velocidade no carro.

Para entrar na discussão, o NYTimes criou um jogo online, no qual você é desafiado a dirigir e, ao mesmo tempo, digitar mensagens no celular.

É quase impossível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. A intenção é mostrar os efeitos dessa perigosa atitude.

Games NYTimes

Veja também:
Muito além dos “visionários” da eletricidade e da internet


Coisas que você pode fazer a partir daqui:

Posted via email from Blog do Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário