domingo, 13 de setembro de 2009

Hugo Chaves impõe o socialismo nas escolas da Venezuela

Enviado para você por Lucas Santos através do Google Reader:

via Julio Severo de noreply@blogger.com (Julio Severo) em 13/09/09

Protesto venezuelano contra a nova lei proibindo educação religiosa e impondo o socialismo nas escolas da Venezuela

Matthew Cullinan Hoffman, correspondente na América Latina

CARACAS, Venezuela, 17 de agosto de 2009 (Notícias Pró-Família) — Os venezuelanos saíram às ruas no final de semana para protestar fortemente contra uma nova lei que busca doutrinar os estudantes da Venezuela no “Socialismo do Século 21” de Hugo Chavez e eliminar a instrução religiosa das escolas venezuelanas.

A lei também estabelecerá censura à imprensa, proibindo comunicações que “produzam terror nas crianças, incitem ódio e ofendam os valores saudáveis do povo venezuelano e a saúde mental e física da população”.

Os estudantes que estavam protestando pacificamente contra a nova lei foram submetidos a gás lacrimogêneo e jatos de água pela polícia, bem como pedras e paus atirados pelos que apóiam Chavez, de acordo com múltiplos relatos dos meios de comunicação.

Um grupo de jornalistas dos jornais de oposição, também num protesto contra a lei, foram agredidos e machucados por grupos pró-Chavez, incitando protestos e exigências de ações legais contra os culpados. Chavez denunciou o ataque e disse que está investigando.

No entanto, o presidente cada vez mais ditatorial da Venezuela não pediu desculpas e agiu de forma insolente em sua defesa da nova Lei de Educação.

“Temos de desmantelar o sistema de educação burguesa capitalista. Agora, a lei é obrigatória. As autoridades universitárias que não agirem de acordo com a lei não poderão ser reconhecidas. Basta com a ditadura nas universidades!”

Durante a assinatura da lei no sábado, Chavez disse que era necessário “a revolução profunda, a criação de novos homens e mulheres, a revolução socialista”, e acrescentou que “a verdadeira democracia só pode existir no socialismo”.

A lei dá a Chavez um controle total sobre o sistema educacional inteiro, público e particular, permitindo que ele decida o que deve ser ensinado, quais professores podem ser contratados ou demitidos, e quantos estudantes podem ser matriculados nas escolas particulares, noticia o jornal argentino La Nación.

A nova lei também dá poderes aos “conselhos comunitários” para serem organizados e pagos pelo governo, que atuarão como “agentes educacionais” com o “papel pedagógico de libertador para a formação de uma nova cidadania”, de acordo com o jornal espanhol El Pais.

Boatos circularam por semanas que os conselhos terão o poder de remover filhos a partir de 3 anos de idade da custódia de seus pais, a fim de criá-los de acordo com os valores socialistas, embora algumas autoridades tenham negado a alegação.

Chavez avisou que qualquer universidade que se recusar a obedecer à nova lei perderá o reconhecimento governamental. Contudo, líderes das universidades particulares da Venezuela anunciaram sua intenção de iniciar um “estado geral de protesto”

Traduzido por Julio Severo: www.juliosevero.com

Fonte: http://noticiasprofamilia.blogspot.com/2009/09/protesto-venezuelano-contra-nova-lei.html

Veja o artigo original aqui: http://www.lifesitenews.com/ldn/2009/aug/09081711.html

Copyright © LifeSiteNews.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Attribution-No Derivatives. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Notícias Pró-Família”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Notícias Pró-Família ou LifeSiteNews.com em português tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para “NoticiasProFamilia.blogspot.com”. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Notícias Pró-Família o LifeSiteNews.com que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes.


Coisas que você pode fazer a partir daqui:

Posted via email from Blog do Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário